Projeto Gervalor
Gertal e ISQ juntos no combate ao desperdício alimentar.

Numa parceria estratégica entre a Gertal, empresa da Trivalor, e referência na área da restauração coletiva em Portugal e o Grupo ISQ, foi criado o projeto GERValor, centrado num dos crescentes focos de preocupação na Europa: o combate ao desperdício alimentar.

Esta parceria, sustentada num histórico de colaboração entre as organizações, foca-se na procura de soluções para a valorização dos resíduos orgânicos alimentares, fomentando a economia circular na cadeia de valor da Gertal.

O setor da restauração coletiva, focado na preparação e confeção de refeições, enfrenta uma série de desafios no que diz respeito à sustentabilidade do sistema alimentar. Esta atividade é responsável pela produção de uma grande quantidade de resíduos orgânicos e inorgânicos, bem como de desperdícios alimentares, resultando num impacto social e económico elevado: segundo o World Resources Institute, um terço de toda a comida produzida pelo sistema agrícola global acaba no lixo.

A Gertal serviu no mercado nacional cerca de 57,8 milhões de refeições no ano de 2017, representando um volume de compras de 40.000 toneladas de matéria-prima alimentar. Depois de introduzidas na cadeia de valor, estas matérias-primas geram aproximadamente 8.875 toneladas de resíduos, sendo que 7.854 são resíduos orgânicos alimentares. Desta forma, tanto para a Gertal como para a Trivalor, a preocupação em definir meios economicamente viáveis para valorizar desperdícios, bem como os resíduos resultantes da confeção de refeições, é uma questão absolutamente fundamental e um desafio muito ambicioso do ponto de vista económico, social e ambiental.

Desta forma, o projeto GERValor pretende contribuir para a implementação de uma estratégia conjunta e equilibrada, cujo principal objetivo é o de acelerar a transição para uma economia circular no setor da produção de refeições e a valorização económica, social e ambiental dos resíduos orgânicos alimentares.

O sucesso deste projeto ajuda a cimentar e a potenciar esta parceria estratégica entre a Trivalor e o Grupo ISQ, estando já previstas novas iniciativas no futuro.