Fundada em 1973, a Gertal fundamenta a sua liderança no mercado da restauração nas sólidas parcerias que mantém com os seus clientes e na evolução constante dos seus processos, conduzindo a um binómio qualidade/preço ímpar em segmentos de mercado tão diversos como empresas industriais e de serviços, colégios, ensino público e privado.

Privilegiamos relações duradoras com os nossos clientes, sendo que os serviços que prestamos baseiam-se nos seguintes princípios:

Adequação e flexibilidade face ao cliente

Qualificação e formação contínua de recursos humanos

Eficiência na gestão e logística de matérias-primas

Inovação nutricional e gastronómica

Respeito estrito pela legislação fiscal, laboral e ambiental

Cumprimento de rigorosas normas de higiene e segurança alimentar

Princípios

Promoção da empregabilidade

Promovemos ativamente o emprego e formação, estimulando a ocupação de postos de trabalho por parte dos membros das comunidades locais.

Prevenção da poluição na origem

Aplicamos continuamente uma estratégia preventiva integrada, garantindo o envolvimento de todas as partes interessadas por forma a aumentar a ecoeficiência, a reduzir os riscos ambientais, os riscos para a saúde humana, otimizando os recursos ao nível dos processos e produtos.

Princípio da precaução

Adotámos o princípio da precaução na proteção do ambiente, conservação dos recursos naturais, da biodiversidade e dos ecossistemas, prevenção da segurança e saúde das pessoas, incluindo a Segurança Alimentar e adoção de critérios de alimentação equilibrada.

Respeito pelo Estado de Direito

Atuamos sempre de acordo com a lei, normas, códigos de boas práticas, recomendações nacionais e internacionais aplicáveis à nossa atividade e setor.

Direitos Fundamentais do Trabalho

Cumprimos e fazemos cumprir os Direitos Fundamentais do Trabalho, identificados pela OIT (Organização Internacional do Trabalho), garantindo a não utilização de mão-de-obra proveniente de qualquer tipo de trabalho forçado, infantil e discriminatório, inclusive no que diz respeito aos fornecedores e parceiros.

Direitos Humanos

Promovemos e respeitamos os Direitos Humanos, adotamos uma estratégia inclusiva no âmbito do emprego e a resolução de não conformidades no que diz respeito à discriminação.

Partes interessadas

Reconhecemos o direito das partes interessadas em serem ouvidas e o dever de reagir por parte da organização, assegurando que as suas expetativas são tidas em consideração na decisão e desenvolvimento de ações.

Boa governança

Reconhecemos aspetos da responsabilidade social diretos e indiretos da organização, em toda a cadeia de valor, através da implementação de práticas que visem o combate à corrupção em todas as suas formas, inclusive extorsão e suborno, a livre concorrência e o respeito pelos direitos de propriedade.

Transparência

Garantimos atuação transparente, partilha de informação e comportamento aberto com todas as partes interessadas, através de uma comunicação clara e precisa, nomeadamente no que diz respeito à divulgação da nossa política.

Responsabilidade

Assumimos a responsabilidade das nossas decisões, ações e atividades no Ambiente, Economia e Sociedade.

Melhoria contínua

Integramos os aspetos da responsabilidade social no sistema de Gestão da organização estabelecendo metas e objetivos de sustentabilidade, de acordo com a Política da Gertal, promovendo a melhoria contínua e garantindo o princípio da não regressão.

Valores

Proximidade com o cliente

Avaliamos as necessidades e expetativas dos nossos clientes e apresentamos soluções de alimentação com total adaptação às características socioculturais dos consumidores. Asseguramos, continuamente, a comunicação com os clientes e estabelecemos mecanismos apropriados para monitorizar os níveis de satisfação face ao serviço prestado.

Respeito pelo Ser Humano

Promovemos e respeitamos os Direitos Humanos e adotamos uma estratégia inclusiva no âmbito do emprego. Cumprimos e fazemos cumprir os Direitos Fundamentais do Trabalho, inclusive no que diz respeito aos fornecedores e parceiros. Atuamos, sempre, de acordo com a legislação em vigor. Garantimos o envolvimento das partes interessadas e asseguramos que as suas expetativas são tidas em consideração pela empresa.

Motivação

Fomentamos o treino e desenvolvimento dos nossos recursos humanos, visando a melhoria permanente das suas qualificações profissionais. Promovemos a satisfação dos nossos colaboradores, adotando políticas motivacionais adequadas e no integral respeito pelo princípio da equidade.

Qualidade e segurança

Atuamos, no setor da restauração, assegurando a qualidade dos serviços e produtos, assim como a segurança e saúde das pessoas. Praticamos a prevenção em higiene e segurança alimentar, pela observância dos princípios gerais da metodologia HACCP.

Integridade e ética

Atuamos, sempre, no rigoroso cumprimento dos nossos deveres e obrigações com os nossos colaboradores, clientes, fornecedores e parceiros. Divulgamos e aplicamos o Código de Ética e Conduta da Gertal.

Responsabilidade e profissionalismo

Desenvolvemos a nossa atividade, cumprindo com os princípios de crescimento sustentável, valorização e proteção ambiental.

POLÍTICA DA GERTAL

Visão

Antecipar permanentemente soluções de alimentação e restauração, através do desenvolvimento de novos conceitos e métodos que garantam a fidelização à GERTAL e a liderança de mercado.

Missão

Atuar no setor da restauração, com valores e princípios de inovação e de sustentabilidade que surpreendam permanentemente os nossos clientes e consumidores, bem como fornecedores, colaboradores e acionistas da GERTAL.
São os seguintes os requisitos pelos quais a GERTAL – Companhia Geral de Restaurantes e Alimentação, S.A., define a sua Política de Qualidade, Segurança Alimentar, Ambiente, Saúde e Segurança no Trabalho, Responsabilidade Social e Inovação:

Satisfazer os nossos Clientes

Satisfazer os desejos e expetativas dos nossos Clientes, com total adaptação às características socioculturais dos nossos consumidores.

Cumprir todas as normas

Cumprir os requisitos das normas NP EN ISO 9001, NP EN ISO 22000, NP EN ISO 14001, OHSAS 18001/NP 4397, NP 4469 e NP 4457.

Melhoria contínua

Aumentar o desempenho do Sistema de Gestão Integrado através da Inovação e Melhoria Contínua.

Certificação das unidades

De acordo com o interesse dos nossos clientes e de critérios de rentabilidade, melhoria de serviço e fidelização à GERTAL, estender progressivamente a certificação às unidades operacionais.

Serviços de Qualidade

Acrescentar valor ao conceito de alimentação, pela Qualidade dos Serviços, Produtos e Métodos e pela prioridade a dar à Formação.

Incentivar atitudes

Atuar de acordo com princípios de transparência, integridade, respeito, honestidade, isenção e ética e garantir o envolvimento de todas as partes interessadas.

Bons princípios

Incentivar atitudes e comportamentos que, adicionados aos meios técnicos e financeiros disponíveis, otimizem permanentemente a qualidade dos nossos serviços.

Cumprir todos os requisitos

Cumprir os requisitos legais e outros aplicáveis, bem como as restantes obrigações de conformidade e outros voluntariamente assumidos e comunicar aos colaboradores, clientes, fornecedores, consumidores e às autoridades oficiais os princípios relevantes de segurança alimentar.

Prevenção em Higiene e Segurança

Praticar a prevenção em Higiene e Segurança Alimentar pela observância dos princípios gerais da metodologia de análise de riscos e controlo de pontos críticos (HACCP).

Cultura de Segurança e Saúde

Implementar uma cultura de segurança e saúde, promovendo o desenvolvimento sustentado e harmonioso das condições de trabalho, visando a redução dos acidentes de trabalho e a eficácia das medidas de controlo dos riscos.

Proteger o ambiente

Proteger o ambiente, prevenindo a poluição e cumprindo com os princípios de crescimento sustentável.

Trabalhar para ter garantias

Trabalhar e trabalhar para:

  • Garantir aos nossos Consumidores a Segurança e a Qualidade Alimentar;
  • Garantir aos nossos Clientes as melhores soluções do setor;
  • Garantir aos nossos Fornecedores total seriedade de processos;
  • Garantir aos nossos Colaboradores, segurança, saúde, emprego e perspetivas de carreira estimulantes;
  • Garantir aos nossos Acionistas o reembolso devido pelo investimento.

Objetivos

2020/2021

Redução do plástico e papel

Estímulos a uma alimentação mais saudável e sustentável

Redução do desperdício

Redução dos resíduos orgânicos

Redução do sal, açúcar e gordura