Fundada em 1973, a Gertal fundamenta a sua liderança no mercado da restauração nas sólidas parcerias que mantém com os seus clientes e na evolução constante dos seus processos, conduzindo a um binómio qualidade/preço ímpar em segmentos de mercado tão diversos como empresas industriais e de serviços, colégios, ensino público e privado.

Privilegiamos relações duradoras com os nossos clientes, sendo que os serviços que prestamos baseiam-se nos seguintes princípios:

Adequação e flexibilidade face ao cliente

Qualificação e formação contínua de recursos humanos

Eficiência na gestão e logística de matérias-primas

Inovação nutricional e gastronómica

Respeito estrito pela legislação fiscal, laboral e ambiental

Cumprimento de rigorosas normas de higiene e segurança alimentar

Princípios

Promoção da empregabilidade

Promovemos ativamente o emprego e formação, estimulando a ocupação de postos de trabalho por parte dos membros das comunidades locais.

Prevenção da poluição na origem

Aplicamos continuamente uma estratégia preventiva integrada, garantindo o envolvimento de todas as partes interessadas por forma a aumentar a ecoeficiência, a reduzir os riscos ambientais, os riscos para a saúde humana, otimizando os recursos ao nível dos processos e produtos.

Princípio da precaução

Adotámos o princípio da precaução na proteção do ambiente, conservação dos recursos naturais, da biodiversidade e dos ecossistemas, prevenção da segurança e saúde das pessoas, incluindo a Segurança Alimentar e adoção de critérios de alimentação equilibrada.

Respeito pelo Estado de Direito

Atuamos sempre de acordo com a lei, normas, códigos de boas práticas, recomendações nacionais e internacionais aplicáveis à nossa atividade e setor.

Direitos Fundamentais do Trabalho

Cumprimos e fazemos cumprir os Direitos Fundamentais do Trabalho, identificados pela OIT (Organização Internacional do Trabalho), garantindo a não utilização de mão-de-obra proveniente de qualquer tipo de trabalho forçado, infantil e discriminatório, inclusive no que diz respeito aos fornecedores e parceiros.

Direitos Humanos

Promovemos e respeitamos os Direitos Humanos, adotamos uma estratégia inclusiva no âmbito do emprego e a resolução de não conformidades no que diz respeito à discriminação.

Partes interessadas

Reconhecemos o direito das partes interessadas em serem ouvidas e o dever de reagir por parte da organização, assegurando que as suas expetativas são tidas em consideração na decisão e desenvolvimento de ações.

Boa governança

Reconhecemos aspetos da responsabilidade social diretos e indiretos da organização, em toda a cadeia de valor, através da implementação de práticas que visem o combate à corrupção em todas as suas formas, inclusive extorsão e suborno, a livre concorrência e o respeito pelos direitos de propriedade.

Transparência

Garantimos atuação transparente, partilha de informação e comportamento aberto com todas as partes interessadas, através de uma comunicação clara e precisa, nomeadamente no que diz respeito à divulgação da nossa política.

Responsabilidade

Assumimos a responsabilidade das nossas decisões, ações e atividades no Ambiente, Economia e Sociedade.

Melhoria contínua

Integramos os aspetos da responsabilidade social no sistema de Gestão da organização estabelecendo metas e objetivos de sustentabilidade, de acordo com a Política da Gertal, promovendo a melhoria contínua e garantindo o princípio da não regressão.

Valores

Proximidade com o cliente

Avaliamos as necessidades e expetativas dos nossos clientes e apresentamos soluções de alimentação com total adaptação às características socioculturais dos consumidores. Asseguramos, continuamente, a comunicação com os clientes e estabelecemos mecanismos apropriados para monitorizar os níveis de satisfação face ao serviço prestado.

Respeito pelo Ser Humano

Promovemos e respeitamos os Direitos Humanos e adotamos uma estratégia inclusiva no âmbito do emprego. Cumprimos e fazemos cumprir os Direitos Fundamentais do Trabalho, inclusive no que diz respeito aos fornecedores e parceiros. Atuamos, sempre, de acordo com a legislação em vigor. Garantimos o envolvimento das partes interessadas e asseguramos que as suas expetativas são tidas em consideração pela empresa.

Motivação

Fomentamos o treino e desenvolvimento dos nossos recursos humanos, visando a melhoria permanente das suas qualificações profissionais. Promovemos a satisfação dos nossos colaboradores, adotando políticas motivacionais adequadas e no integral respeito pelo princípio da equidade.

Qualidade e segurança

Atuamos, no setor da restauração, assegurando a qualidade dos serviços e produtos, assim como a segurança e saúde das pessoas. Praticamos a prevenção em higiene e segurança alimentar, pela observância dos princípios gerais da metodologia HACCP.

Integridade e ética

Atuamos, sempre, no rigoroso cumprimento dos nossos deveres e obrigações com os nossos colaboradores, clientes, fornecedores e parceiros. Divulgamos e aplicamos o Código de Ética e Conduta da Gertal.

Responsabilidade e profissionalismo

Desenvolvemos a nossa atividade, cumprindo com os princípios de crescimento sustentável, valorização e proteção ambiental.

POLÍTICA DA GERTAL

Visão

Antecipar permanentemente soluções de alimentação e restauração, através do desenvolvimento de novos conceitos e métodos que garantam a fidelização à GERTAL e a liderança de mercado.

Missão

Atuar no setor da restauração, com valores e princípios de inovação e de sustentabilidade que surpreendam permanentemente os nossos clientes e consumidores, bem como fornecedores, colaboradores e acionistas da GERTAL.

São os seguintes os requisitos pelos quais a define a sua Política de Qualidade, Segurança Alimentar, Ambiente, Saúde e Segurança no Trabalho, Responsabilidade Social e Inovação, Desenvolvimento Sustentável e Minimização do Desperdício Alimentar:

Satisfazer os nossos Clientes

Satisfazer os requisitos e expetativas dos nossos clientes e consumidores.

Cumprir todas as normas
Cumprir os requisitos das normas NP EN ISO 9001, NP EN ISO 14001, ISO 22000, NP EN ISO 45001, NP 4469, NP 4457 e das normas técnicas de Sistema de Gestão Desenvolvimento Sustentável e Minimização do Desperdício Alimentar.
Melhoria contínua

Promover a melhoria contínua do Sistema de Gestão Integrado.

Gestão de projetos de IDI

Incentivar a geração de ideias e assegurar os recursos necessários para a gestão de projetos de IDI.

Serviços de Qualidade

Acrescentar valor ao conceito de alimentação, pela Qualidade dos Serviços, Produtos e Métodos.

Prioridade à formação

Promover a formação e a atualização das competências necessárias, por parte de todos os colaboradores, tendo em conta a natureza das suas funções.

Incentivar atitudes

Atuar de acordo com princípios de transparência, integridade, respeito, honestidade, isenção e ética e garantir o envolvimento de todas as partes interessadas.

Cumprir todos os requisitos

Cumprir os requisitos legais, bem como as restantes obrigações de conformidade e outros voluntariamente assumidos.

Comunicar a segurança alimentar

Comunicar aos colaboradores, clientes, fornecedores, consumidores e às autoridades oficiais, os princípios relevantes de segurança alimentar.

Segurança dos alimentos

Reforçar o compromisso para a satisfação dos requisitos de segurança alimentar.

Prevenção em Higiene e Segurança

Praticar a prevenção em Higiene e Segurança Alimentar pela observância dos princípios gerais da metodologia de análise de riscos e controlo de pontos críticos (HACCP).

Reforçar o compromisso

Reforçar o compromisso para a satisfação dos requisitos de segurança alimentar.

Cultura de Segurança e Saúde

Implementar uma cultura de segurança e saúde e reforçar o compromisso com a consulta e participação dos trabalhadores.

Melhorar as condições de trabalho

Promover o desenvolvimento sustentado e harmonioso das condições de trabalho, visando a redução dos acidentes de trabalho e a eficácia das medidas de controlo dos riscos.

Proteger o ambiente

Proteger o ambiente, prevenindo a poluição e cumprindo com os princípios de crescimento sustentável.

Reduzir o desperdício

Promover medidas que visem a redução do desperdício alimentar e a utilização de embalagens descartáveis de utilização única, ao longo de toda a cadeia de realização dos serviços.

Medidas sustentáveis

Promover um desenvolvimento sustentável, integrando os aspetos relacionados com o Sistema de Gestão nos processos estratégicos e operacionais da organização, assegurando a gestão de possíveis conflitos de interesses.

Trabalhar para ter garantias

Trabalhar e trabalhar para:

  • Garantir aos nossos Consumidores a Segurança e a Qualidade Alimentar;
  • Garantir aos nossos Clientes as melhores soluções do setor;
  • Garantir aos nossos Fornecedores total seriedade de processos;
  • Garantir aos nossos Colaboradores, segurança, saúde, emprego e perspetivas de carreira estimulantes;
  • Garantir aos nossos Acionistas o reembolso devido pelo investimento.

PLANO DE PREVENÇÃO DE CORRUPÇÃO E DE INFRAÇÕES CONEXAS

Objetivos

2022/2023

Redução do plástico e papel

Estímulos a uma alimentação mais saudável e sustentável

Redução do desperdício

Redução dos resíduos orgânicos

Redução do sal, açúcar e gordura