Sobre

Queremos antecipar soluções de alimentação e restauração, através do desenvolvimento de novos conceitos e métodos que garantam a fidelização à Gertal e a liderança de mercado.

Fundada em 1973, a GERTAL fundamenta a sua liderança no mercado da restauração nas sólidas parcerias que mantém com os seus clientes e na evolução constante dos seus processos, conduzindo a um binómio qualidade/preço ímpar em segmentos de mercado tão diversos como empresas industriais e de serviços, colégios, ensino público e privado.

Privilegiamos relações duradoras nos nossos clientes, sendo que os serviços que prestamos baseiam-se nos seguintes principios:

Adequação e flexibilidade face ao cliente

Qualificação e formação contínua de recursos humanos

Eficiência na gestão e logística de matérias-primas

Inovação nutricional e gastronómica

Respeito estrito pela legislação fiscal, laboral e ambiental

Cumprimento de rigorosas normas de higiene e segurança alimentar

Princípios

Promoção da empregabilidade

Promovemos ativamente o emprego e formação, estimulando a ocupação de postos de trabalho por parte dos membros das comunidades locais.

Prevenção da poluição na origem

Aplicamos continuamente uma estratégia preventiva integrada, garantindo o envolvimento de todas as partes interessadas por forma a aumentar a ecoeficiência, a reduzir os riscos ambientais, os riscos para a saúde humana, otimizando os recursos ao nível dos processos e produtos.

Princípio da precaução

Adotámos o princípio da precaução na proteção do ambiente, conservação dos recursos naturais, da biodiversidade e dos ecossistemas, prevenção da segurança e saúde das pessoas, incluindo a Segurança Alimentar e adoção de critérios de alimentação equilibrada.

Respeito pelo estado de direito

Atuamos sempre de acordo com a lei, normas, códigos de boas práticas, recomendações nacionais e internacionais aplicáveis à nossa atividade e setor.

Direitos fundamentais de trabalho

Cumprimos e fazemos cumprir os direitos fundamentais do trabalho, identificados pela OIT (Organização Internacional do Trabalho), garantindo a não utilização de mão-de-obra proveniente de qualquer tipo de trabalho forçado, infantil e discriminatório, inclusive no que diz respeito aos fornecedores e parceiros.

Direitos Humanos

Promovemos e respeitamos os Direitos Humanos, adotamos uma estratégia inclusiva no âmbito do emprego e a resolução de não conformidades no que diz respeito à discriminação.

Partes interessadas

Reconhecemos aspetos da responsabilidade social diretos ou indiretos da organização, em toda a cadeia de valor, através da implementação de práticas que visem o combate à corrupção em todas as suas forma, inclusive extorsão e suborno, a livre concorrência e o respeito pelos direitos de propriedade.

Boa governança

Reconhecemos aspetos da responsabilidade social diretos e indiretos da organização, em toda a cadeia de valor, através da implementação de práticas que visem o combate à corrupção em todas as suas formas, inclusive extorsão e suborno, a livre concorrência e o aspeto pelos direitos de propriedade.

Transparência

Garantimos atuação transparente, partilha de informação e comportamento aberto com todas as partes interessadas, através de uma comunicação clara e precisa, nomeadamente no que diz respeito à divulgação da nossa política.

Responsabilidade

Assumimos a responsabilidade das nossas decisões, ações e atividades no ambiente, economia e sociedade.

Melhoria contínua

Integramos os aspetos da responsabilidade social no sistema de gestão da organização estabelecendo metas e objetivos de sustentabilidade, de acordo com a política Gertal, promovendo a melhoria contínua e garantindo o princípio da não regressão.

Valores

Proximidade com o cliente

Avaliamos as necessidades e expetativas dos nossas clientes e apresentamos soluções de alimentação com total adaptação às características socioculturais dos consumidores. Asseguramos, continuamente, a comunicação com os clientes e estabelecemos mecanismos apropriados para monitorizar os níveis de satisfação face ao serviço prestado.

Respeito pelo Ser Humano

Promovemos e respeitamos os Direitos Humanos e adotamos uma estratégia inclusiva no âmbito do emprego. Cumprimos e fazemos cumprir os direitos fundamentais do trabalho, inclusive no que diz respeito aos fornecedores e parceiros. Atuamos, sempre, de acordo com a legislação em vigor. Garantimos o envolvimento das partes interessadas e asseguramos que as suas expetativas são tidas em consideração pela empresa.

Motivação

Fomentamos o treino e desenvolvimento dos nossos recursos humanos, visando a melhoria permanente das suas qualificações profissionais. Promovemos a satisfação dos nossos colaboradores, adotando políticas motivacionais adequadas e no integral respeito pelo princípio da equidade.

Qualidade e segurança

Atuamos, no setor da restauração, assegurando a qualidade dos serviços e produtos, assim como a segurança e saúde das pessoas. Praticamos a prevenção em higiene e segurança alimentar, pela observância dos princípios gerais da metodologia HACCP.

Integridade e ética

Atuamos, sempre, no rigoroso cumprimento dos nossos deveres e obrigações com os nossos colaboradores, clientes, fornecedores e parceiros. Divulgamos e aplicamos o código de ética e conduta da Gertal.

Responsabilidade e profissionalismo

Desenvolvemos a nossa atividade, cumprindo com os princípios de crescimento sustentável, valorização e proteção ambiental.

Missão

Atuar no sector da restauração, com valores e princípios de inovação e de sustentabilidade que surpreendam permanentemente os nossos clientes e consumidores, bem como fornecedores, colaboradores e acionistas da Gertal.
São os seguintes os requisitos pelos quais a Gertal – Companhia Geral de Restaurantes e Alimentação, S.A., define a sua Política de Qualidade, Segurança Alimentar, Ambiente, Saúde e Segurança no Trabalho, Responsabilidade Social e Inovação:

Satisfazer os nossos clientes

Satisfazer os desejos e expetativas dos nossos clientes, com total adaptação às características sócio-culturais dos nossos consumidores.

Cumprir todas as normas

Cumprir ps requisitos das normas NP EN ISO 9001, NP EN ISO 22000, NP EN ISO 14001, OHSAS 18001/NP 4397, NP 4469 e NP 4457.

Melhoria contínua

Aumentar o desempenho do sistema de gestão integrado através da inovação e melhoria contínua.

Certificação das unidades

De acordo com o interesse dos nossos clientes e de critérios de rentabilidade, melhoria de serviços e fidelização à Gertal, estender progressivamente a certificação às unidades operacionais

Serviços de qualidade

Acrescentar valor ao conceito de alimentação, pela qualidade dos serviços, produtos e métodos e pela prioridade a dar à formação.

Incentivar atitudes

Atuar de acordo com princípios de transparência, integridade, respeito, honestidade, isenção e ética e garantir o envolvimento de todas as partes interessadas.

Bons princípios

Incentivar atitudes e comportamentos que, adicionados aos meios técnicos e financeiros disponíveis, otimizem permanentemente a qualidade dos nossos serviços.

Cumprir todos os requisitos

Cumprir os requisitos legais e outros aplicáveis, bem como as restantes obrigações de conformidade e outros voluntariamente assumidos e comunicar aos colaboradores, clientes, fornecedores, consumidores e às autoridades oficiais, os princípios relevantes de segurança alimentar.

Prevenção em higiene e segurança

Praticar e prevenção em higiene e segurança alimentar pela observância dos princípios gerais da metodologia de análise de riscos e controlo de pontos críticos (HACCP).

Objetivos

2020/2021

Redução do plástico e papel

Estímulos a uma alimentação mais saudável e sustentável

Redução do desperdício

Redução dos resíduos orgânicos

Redução do sal, açúcar e gordura