Fundada em 1973, a Gertal fundamenta a sua liderança no mercado da restauração nas sólidas parcerias que mantém com os seus clientes e na evolução constante dos seus processos, conduzindo a um binómio qualidade/preço ímpar em segmentos de mercado tão diversos como empresas industriais e de serviços, colégios, ensino público e privado.
Princípios
Promoção da empregabilidade
Promovemos ativamente o emprego e formação, estimulando a ocupação de postos de trabalho por parte dos membros das comunidades locais.
Prevenção da poluição na origem
Aplicamos continuamente uma estratégia preventiva integrada, garantindo o envolvimento de todas as partes interessadas por forma a aumentar a ecoeficiência, a reduzir os riscos ambientais, os riscos para a saúde humana, otimizando os recursos ao nível dos processos e produtos.
Princípio da precaução
Adotámos o princípio da precaução na proteção do ambiente, conservação dos recursos naturais, da biodiversidade e dos ecossistemas, prevenção da segurança e saúde das pessoas, incluindo a Segurança Alimentar e adoção de critérios de alimentação equilibrada.
Respeito pelo Estado de Direito
Atuamos sempre de acordo com a lei, normas, códigos de boas práticas, recomendações nacionais e internacionais aplicáveis à nossa atividade e setor.
Direitos Fundamentais do Trabalho
Cumprimos e fazemos cumprir os Direitos Fundamentais do Trabalho, identificados pela OIT (Organização Internacional do Trabalho), garantindo a não utilização de mão-de-obra proveniente de qualquer tipo de trabalho forçado, infantil e discriminatório, inclusive no que diz respeito aos fornecedores e parceiros.
Direitos Humanos
Promovemos e respeitamos os Direitos Humanos, adotamos uma estratégia inclusiva no âmbito do emprego e a resolução de não conformidades no que diz respeito à discriminação.
Partes interessadas
Reconhecemos o direito das partes interessadas em serem ouvidas e o dever de reagir por parte da organização, assegurando que as suas expetativas são tidas em consideração na decisão e desenvolvimento de ações.
Boa governança
Reconhecemos aspetos da responsabilidade social diretos e indiretos da organização, em toda a cadeia de valor, através da implementação de práticas que visem o combate à corrupção em todas as suas formas, inclusive extorsão e suborno, a livre concorrência e o respeito pelos direitos de propriedade.
Transparência
Garantimos atuação transparente, partilha de informação e comportamento aberto com todas as partes interessadas, através de uma comunicação clara e precisa, nomeadamente no que diz respeito à divulgação da nossa política.
Responsabilidade
Assumimos a responsabilidade das nossas decisões, ações e atividades no Ambiente, Economia e Sociedade.
Melhoria contínua
Integramos os aspetos da responsabilidade social no sistema de Gestão da organização estabelecendo metas e objetivos de sustentabilidade, de acordo com a Política da Gertal, promovendo a melhoria contínua e garantindo o princípio da não regressão.
Valores
Proximidade com o cliente
Avaliamos as necessidades e expetativas dos nossos clientes e apresentamos soluções de alimentação com total adaptação às características socioculturais dos consumidores. Asseguramos, continuamente, a comunicação com os clientes e estabelecemos mecanismos apropriados para monitorizar os níveis de satisfação face ao serviço prestado.
Respeito pelo Ser Humano
Promovemos e respeitamos os Direitos Humanos e adotamos uma estratégia inclusiva no âmbito do emprego. Cumprimos e fazemos cumprir os Direitos Fundamentais do Trabalho, inclusive no que diz respeito aos fornecedores e parceiros. Atuamos, sempre, de acordo com a legislação em vigor. Garantimos o envolvimento das partes interessadas e asseguramos que as suas expetativas são tidas em consideração pela empresa.
Motivação
Fomentamos o treino e desenvolvimento dos nossos recursos humanos, visando a melhoria permanente das suas qualificações profissionais. Promovemos a satisfação dos nossos colaboradores, adotando políticas motivacionais adequadas e no integral respeito pelo princípio da equidade.
Qualidade e segurança
Atuamos, no setor da restauração, assegurando a qualidade dos serviços e produtos, assim como a segurança e saúde das pessoas. Praticamos a prevenção em higiene e segurança alimentar, pela observância dos princípios gerais da metodologia HACCP.
Integridade e ética
Atuamos, sempre, no rigoroso cumprimento dos nossos deveres e obrigações com os nossos colaboradores, clientes, fornecedores e parceiros. Divulgamos e aplicamos o Código de Ética e Conduta da Gertal.
Responsabilidade e profissionalismo
Desenvolvemos a nossa atividade, cumprindo com os princípios de crescimento sustentável, valorização e proteção ambiental.
POLÍTICA DA GERTAL
Visão
Antecipar permanentemente soluções de alimentação e restauração, através do desenvolvimento de novos conceitos e métodos que garantam a fidelização à GERTAL e a liderança de mercado.
Missão
Atuar no setor da restauração, com valores e princípios de inovação e de sustentabilidade que surpreendam permanentemente os nossos clientes e consumidores, bem como fornecedores, colaboradores e acionistas da GERTAL.
São os seguintes os requisitos pelos quais a define a sua Política de Qualidade, Segurança Alimentar, Ambiente, Saúde e Segurança no Trabalho, Responsabilidade Social e Inovação, Desenvolvimento Sustentável e Minimização do Desperdício Alimentar:
Satisfazer os nossos Clientes
Satisfazer os requisitos e expetativas dos nossos clientes e consumidores.
Cumprir todas as normas
Melhoria contínua
Promover a melhoria contínua do Sistema de Gestão Integrado.
Gestão de projetos de IDI
Incentivar a geração de ideias e assegurar os recursos necessários para a gestão de projetos de IDI.
Serviços de Qualidade
Acrescentar valor ao conceito de alimentação, pela Qualidade dos Serviços, Produtos e Métodos.
Prioridade à formação
Promover a formação e a atualização das competências necessárias, por parte de todos os colaboradores, tendo em conta a natureza das suas funções.
Incentivar atitudes
Atuar de acordo com princípios de transparência, integridade, respeito, honestidade, isenção e ética e garantir o envolvimento de todas as partes interessadas.
Cumprir todos os requisitos
Cumprir os requisitos legais, bem como as restantes obrigações de conformidade e outros voluntariamente assumidos.
Comunicar a segurança alimentar
Comunicar aos colaboradores, clientes, fornecedores, consumidores e às autoridades oficiais, os princípios relevantes de segurança alimentar.
Segurança dos alimentos
Reforçar o compromisso para a satisfação dos requisitos de segurança alimentar.
Prevenção em Higiene e Segurança
Praticar a prevenção em Higiene e Segurança Alimentar pela observância dos princípios gerais da metodologia de análise de riscos e controlo de pontos críticos (HACCP).
Reforçar o compromisso
Reforçar o compromisso para a satisfação dos requisitos de segurança alimentar.
Cultura de Segurança e Saúde
Implementar uma cultura de segurança e saúde e reforçar o compromisso com a consulta e participação dos trabalhadores.
Melhorar as condições de trabalho
Promover o desenvolvimento sustentado e harmonioso das condições de trabalho, visando a redução dos acidentes de trabalho e a eficácia das medidas de controlo dos riscos.
Proteger o ambiente
Proteger o ambiente, prevenindo a poluição e cumprindo com os princípios de crescimento sustentável.
Reduzir o desperdício
Promover medidas que visem a redução do desperdício alimentar e a utilização de embalagens descartáveis de utilização única, ao longo de toda a cadeia de realização dos serviços.
Medidas sustentáveis
Promover um desenvolvimento sustentável, integrando os aspetos relacionados com o Sistema de Gestão nos processos estratégicos e operacionais da organização, assegurando a gestão de possíveis conflitos de interesses.
Trabalhar para ter garantias
Trabalhar e trabalhar para:
- Garantir aos nossos Consumidores a Segurança e a Qualidade Alimentar;
- Garantir aos nossos Clientes as melhores soluções do setor;
- Garantir aos nossos Fornecedores total seriedade de processos;
- Garantir aos nossos Colaboradores, segurança, saúde, emprego e perspetivas de carreira estimulantes;
- Garantir aos nossos Acionistas o reembolso devido pelo investimento.